5ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente é realizada em Monte Sião

Assistência Social - Quarta-feira, 29 de Abril de 2026


5ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente é realizada em Monte Sião

A Prefeitura de Monte Sião, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) realizou, na manhã desta quarta-feira (29), a 5ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, com o tema “Fortalecendo o Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente e a Democracia Participativa”.

 

 

A Conferência representa um importante instrumento democrático de escuta e construção coletiva, reunindo representantes do poder público, profissionais da rede de atendimento (SGDCA), sociedade civil e a própria população para avaliar as políticas já existentes e propor novas diretrizes voltadas à proteção integral de crianças e adolescentes.

 

O encontro reforça o compromisso do município com a promoção, defesa e garantia de direitos, além de contribuir diretamente para o planejamento de ações e políticas públicas mais eficazes, alinhadas às reais necessidades da população.

 

 

Um dos destaques desta edição foi a participação ativa de 40 estudantes da rede municipal de ensino, que tiveram espaço de fala para apresentar ideias, sugestões e propostas. A iniciativa evidencia a importância de incluir crianças e adolescentes nos processos de decisão, fortalecendo a cidadania e a democracia participativa desde a base.

 

A realização da Conferência reafirma o papel de Monte Sião na construção de uma sociedade mais justa, que valoriza o diálogo, a participação social e o desenvolvimento de políticas públicas que garantam um futuro mais seguro e digno para suas crianças e adolescentes.

 

Prefeitura Municipal


Monte Sião