Vistoria técnica no Almeidas visa elaboração de projetos de prevenção e mitigação no bairro
Meio Ambiente e Agricultura - Segunda-feira, 02 de Março de 2026

Na última semana, a Defesa Civil e a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente de Monte Sião realizaram uma vistoria técnica no bairro Almeidas, em Monte Sião, com o objetivo de efetuar o levantamento de áreas com risco geológico e hidrológico, visando a elaboração de futuros projetos de prevenção e mitigação no bairro.
Durante a inspeção, foi constatado que o Córrego Almeidas se encontra assoreado, situação que compromete o escoamento adequado da água e aumenta significativamente o risco de transbordamentos. A equipe técnica também identificou pontos com risco geológico, além da possibilidade iminente de inundação, alagamentos e enxurradas, especialmente considerando a geografia do bairro e o histórico de chuvas intensas na região.

A vistoria contou com a participação do engenheiro agrônomo Leandro Nardi, do coordenador da Defesa Civil, Fernando Massaro, e da engenheira ambiental do município, Patrícia Terra.
De acordo com a equipe, o levantamento técnico servirá de base para a elaboração de relatórios e encaminhamentos necessários para captação de recursos e execução de obras estruturais que possam garantir mais segurança aos moradores do bairro Almeidas.
.jpg)
O resultado da vistoria reforça a importância da conscientização da população quanto ao descarte irregular de resíduos e à preservação das áreas de drenagem, medidas fundamentais para reduzir os impactos causados por eventos climáticos extremos.
