Defesa Civil de Monte Sião recebe equipes de geólogos e realizam Mapeamento de Áreas de Risco (SGB)
DEFESA CIVIL - Quinta-feira, 05 de Fevereiro de 2026

Entre os dias 03 e 04 de fevereiro de 2026, a cidade de Monte Sião recebeu uma equipe de geólogos do Serviço Geológico do Brasil (SGB). O objetivo foi realizar um estudo técnico aprofundado para identificar áreas vulneráveis a desastres naturais, visando aumentar a segurança da população e melhorar o planejamento urbano.
Foi realizado um estudo estratégico que identifica partes da cidade sujeitas a danos por eventos geológicos (como deslizamentos e inundações) e o foco é em áreas urbanas com ocupação humana e alta vulnerabilidade social.
A ação segue a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil (Lei nº 12.608/2012).
A classificação segue um mapeamento focado principalmente em áreas de risco alto e muito alto.
Durante os dias de trabalhos na cidade, a equipe realizou vistorias em campo com apoio da Defesa Civil Municipal e da Prefeitura, analisando características do relevo e sinais de instabilidade (rachaduras, erosões), histórico de desastres na região e condições de construção das moradias locais.
Ao final do estudo, Monte Sião terá acesso a ferramentas que tiram o foco da "reação" e o colocam na prevenção como:
Mapas detalhados, relatórios técnicos e dados georreferenciados com definição de áreas onde não se deve construir e priorização de obras de drenagem e contenção e a auxiliando assim um planejamento com estudos tecnicos detalhados do Plano Diretor e auxílio em planos de evacuação de emergência.
Segundo o Coordenador da Defesa Civil Fernando Massaro, esta ação representa um avanço na gestão pública de Monte Sião, utilizando a ciência e o mapeamento técnico para evitar tragédias e proteger vidas de forma preventiva.
