Castramóvel do Bem em Monte Sião reforça política de controle populacional de cães e gatos
Saúde - Quarta-feira, 29 de Outubro de 2025

O "Castramóvel do Bem", um projeto fundamental para a causa animal em Monte Sião, realiza uma nova edição de atendimentos no município nesta terça (28) e quarta-feira (29). A expectativa é realizar a castração gratuita de 140 animais por dia, entre cães e gatos.
O projeto teve início no ano de 2017, a partir de uma articulação do então vereador Platini Pereira, que entendeu a necessidade de implementar uma política pública efetiva para atender ao principal anseio dos ativistas da causa animal: o controle populacional de cães e gatos no município.
Em parceria com o Deputado Estadual Dino Júnior, iniciou-se em 2017 essa iniciativa, até então pioneira na cidade e em Minas Gerais. O projeto consiste em uma unidade de "Castramóvel", que é uma clínica veterinária completa e adaptada em um ônibus, onde os animais são castrados gratuitamente e com segurança.
Desde o começo do projeto, em 2017, já são mais de 2 mil animais castrados em Monte Sião. A Administração Municipal ressalta que o controle populacional de cães e gatos é uma política pública essencial, que garante o controle da população felina e canina e, ao mesmo tempo, representa um ato e um gesto de amor do tutor pelo seu animal.
