Na última quinta-feira, 16 de janeiro, a Vigilância em Saúde de Monte Sião realizou uma operação estratégica no cemitério municipal para combater focos do mosquito Aedes Aegypti, principal transmissor da dengue e outras arboviroses. Considerado um ponto estratégico e de alto risco para proliferação de criadouros, o local foi alvo de uma força-tarefa dos agentes de endemias.
Durante a ação, dezenas de focos de dengue foram identificados e prontamente eliminados. Os agentes encontraram vasos e recipientes contendo água parada, um ambiente propício para a reprodução do mosquito. De acordo com os profissionais envolvidos, a maioria dos focos estava relacionada ao uso inadequado de vasos com flores.
A Vigilância em Saúde reforça a importância do cuidado por parte da população ao frequentar o cemitério. A orientação é simples e eficaz: ao homenagear seus entes queridos, substitua a água dos vasos por areia. Essa medida previne o acúmulo de água e, consequentemente, evita a criação de criadouros do Aedes aegypti.
Durante a operação, os agentes também colocaram areia nos vasos e pratos que não estavam adequados, reafirmando a necessidade de colaboração da comunidade.
A população também é chamada a participar dessa campanha, adotando práticas simples em casa, no trabalho e em locais públicos. “Essa luta é necessária e urgente para salvar vidas. Colabore, faça sua parte e ajude a afastar a dengue de Monte Sião”, finaliza o apelo da Vigilância em Saúde.
Monte Sião contra a dengue: juntos venceremos.
Monte Sião