O Coordenador da Defesa Civil de Monte Sião, Fernando Massaro, está desde à segunda-feira, dia 15/04 na Capital Mineira, passando por um treinamento para às ações de prevenção e de avaliação com o uso de aeronave não tripulada (Drone).
O equipamento foi oferecido pelo Conselho Comunitário de Segurança Pública de Monte Sião que apoia às ações da Defesa Civil, Vigilância em Saúde e Polícia Militar da cidade.
O equipamento está devidamente registrado na ANAC, possuindo prefixo e habilitado para as ações com autorização prévia da ANAC. Agora, o coordenado da Defesa Civil passa por treinamento intensivo no Comando de Aviação do Estado.
O curso seguirá até sexta-feira, dia 19/04.
O drone possibilita a captação de imagens e a sua análise, a fim de fornecer informações que possam orientar o planejamento e a execução de ações e operações de segurança pública ou de Defesa Civil.
Tem como objetivos principais: proporcionar segurança aos policiais, identificar ameaças nos locais de atuação, prover conhecimento sobre a geografia do local de atuação, registrar o flagrante do cometimento de delitos, auxiliar nos cumprimentos de mandados de busca e apreensão/prisão, e assim possibilitar a aplicação da lei, localizar o esconderijo de armas e drogas, monitorar rotas de fuga de suspeitos durante abordagens, prover informações para o Comando e Controle em grandes eventos de Defesa Civil e/ou segurança pública, verificar denúncias oriundas do Disque Denúncia Unificado (DDU), localizar pessoas desaparecidas ou homiziadas, otimizar o emprego do recurso humano em campo e aumentar a visibilidade da presença policial em ações preventivas e em grandes eventos.
Além destas modalidades de atuação as aeronaves remotamente pilotadas RPA/DRONE, são utilizadas no monitoramento preventivo e repressivo em zonas quentes de criminalidade, intervenção direta, coordenação, controle, varredura em matas, florestas e terrenos baldios, crimes ambientais, apoio ao GAECO e MPMG , IBAMA, IEF, Defesa Civil e outros órgãos.
O presidente do CONSEP de Monte Sião Herberto Koch, destaca que o treinamento é fundamental e com as ações do equipamento adquirido no ano de 2017, com recursos oriundos das penas pecuniárias disponíveis pelo Poder Judiciário, várias ações já foram realizadas em Monte Sião a pedido da Polícia Militar e também da Vigilância em Saúde na questão da prevenção da Dengue e agora possibilitará também as ações da Defesa Civil.
O equipamento produz com exatidão e perfeição pontos sensíveis e vulneráveis, contribuindo para o levantamento de dados, produção de imagens de interesse operacional, auxílio na identificação de alternativas de vias de redistribuição de tráfego, dentre outras ações em apoio às equipes em solo.
Monte Sião