Na tarde da terça-feira, dia 30 de janeiro, aconteceu no Plenário da Câmara Municipal de Monte Sião um evento técnico importante para os produtores da agricultura familiar de nossa Monte Sião.
A Palestra foi organizada pela Diretoria da Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente da Prefeitura Municipal, sob a coordenação do Diretor Rogério VIrgílio, em parceria com a Diretoria de Vigilância em Saúde e também a EMATER/MG.
O tema da palestra foi: "Orientações sobre a Regularização Sanitária (SIM/Alvará Sanitário) de produtos da Agricultura Familiar". e com a palestra da Coordenadora Regional da EMATER-MG em Guaxupé, Sandra de Fátima da Silva.
Foram tratadas informações sobre os procedimentos necessários para garantir a regularização sanitária das agroindústrias, especialmente destacando o papel do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e seu Sistema de Inspeção Estadual (SIE).
No evento, esteve presente também o parceiro do município, Nelson José Antônio, do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Ambiental Sustentável - CIDAS, que abordou o SIM Regional.
Sua explanação trouxe uma perspectiva regionalizada sobre o Sistema de Inspeção Municipal (SIM), apresentando as vantagens e os passos para adesão por meio do consórcio, promovendo uma integração entre os municípios.
Rogério Virgílio compartilhou informações cruciais sobre os procedimentos para registro no SIM e Alvará Sanitário em Monte Sião.
Rogério Virgílio ressaltou a necessidade do registro para a venda de produtos de origem animal e vegetal, mencionando que, sem o devido registro, a fiscalização pode realizar a retenção dos produtos. Ele destacou a relação estreita entre a Diretoria de Agricultura e a Vigilância Sanitária, Coordenadas por ele, reforçando o compromisso conjunto em proporcionar suporte aos produtores rurais e da agroindústria familiar.
Monte Sião, conhecida por sua produção diversificada, tem na agroindústria familiar um pilar econômico de suma importância.
O evento técnico coletivo visa não apenas informar, mas também oferecer suporte efetivo aos pequenos produtores, facilitando o processo de regularização sanitária e promovendo o desenvolvimento sustentável na região.
A iniciativa de buscar a criação do selo regional, em parceria com o CIDAS, destaca-se como uma estratégia inovadora para ampliar o alcance dos produtos registrados.
Ao unir esforços da Diretoria de Agricultura, Vigilância Sanitária, EMATER/MG e CIDAS, Monte Sião reafirma seu compromisso em apoiar e impulsionar a agricultura familiar, reconhecendo-a como um elemento vital na construção de uma comunidade mais sustentável e próspera.
Informações da Assessoria da Câmara Municipal de Monte Sião
Monte Sião