Na manhã da quarta-feira, dia 02/08, o Coordenador da Defesa Civil, Fernando Massaro e o Diretor de Agricultura Rogério Virgílio, definiram conforme o plano de contingência e o PCO (Plano de Comando Operacional), quais serão as ações a serem tomadas em um eventual acionamento da Defesa Civil municipal.
Dentre as ações a prevenção, está a colocação de faixas em pontos estratégicos do município no sentido de conscientizar a população sobre os riscos das queimadas no âmbito urbano e rural.
A ação ainda tem o apoio da 7ª Companhia Independente do Corpo de Bombeiros de Pouso Alegre/MG, para caso seja necessário o acionamento do órgão.
Conforme a Defesa Civil, o efetivo operacional contará com servidores que atuam na Diretoria de Agricultura e Vigilância em Saúde em resposta e apoio a Defesa Civil.
Com o período de estiagem, a baixa umidade relativa do ar, altas temperaturas e o número de queimadas, poderão aumentar na região e o trabalho da Defesa Civil em conjunto deve se intensificar.
Vale lembrar que as ações em conjunto, serão executadas conforme o Plano de contingência Municipal de combate aos incêndios florestais urbanos e rurais, consequentemente a diminuição da demanda reprimida de atendimentos, potencializando a prestação do serviço com mais eficiência a nossa população.
Monte Sião