Novos alimentos são inseridos na refeição escolar em Monte Sião

Educação - Sexta-feira, 10 de Março de 2023


Novos alimentos são inseridos na refeição escolar em Monte Sião

O Departamento de Educação, através do Setor de Alimentação e Nutrição da Merenda Escolar, têm inserido novos alimentos, receitas e preparações nos cardápios das escolas Municipais.

Neste mês de março de 2023, já foram inseridas algumas novidades como, o estrogonofe de Shimeji e Costelinha Suína ao molho barbecue de amora, nas escolas do fundamental e o suco de milho e bolo de capim-cidreira na educação infantil.

Todas as preparações novas, precisam ser avaliadas pelos envolvidos, sendo eles: alunos, colaboradores, CAE, diretores e nutricionistas, com teste de aceitabilidade, aplicado com os alunos que provaram as preparações para avaliar se vale a pena inserir no cardápio ou não.

Os resultados foram surpreendente, com a grande maioria gostando bastante das novas ideias.

Para que se tenha adesão ao teste de aceitabilidade é preciso incentivar o consumo com orientação, e, a equipe de nutricionistas da Merenda Escolar, orientou a Equipe Pedagógica, com os Supervisores, Professores, Monitores e Auxiliares, a lerem e explorarem as curiosidades, com historinhas ou teatrinhos com personagens dos alimentos e seus benefícios, além da passagem de vídeos motivacionais para os alunos, permitindo assim a provarem a refeição e depois expor a opinião via votação.

Para agregar ainda mais valor, nessas preparações os ingredientes principais, como a amora, o milho, o shimeji e o capim cidreira, são provenientes da agricultura familiar local, garantindo mais qualidade e segurança nos produtos.

A nutrição na merenda escolar vai além do prato de comida na mesa, proporcionando: amor, cuidado, acesso a todos os alunos aos alimentos diferentes, conhecimento, cultura e saúde! 

Vale ressaltar o trabalho incansável e impecável das(os) merendeiras(os) e auxiliares, que fazem de tudo para que o programa PNAE, seja maravilhoso.

Prefeitura Municipal


Monte Sião