O município de Monte Sião, tem hoje 9 equipes de PSF's, as quais poderiam estar atendendo aproximadamente 4.500 consultas/mês, o que não vem acontecendo, devido dezenas de pacientes, que deveriam ser atendidos nos PSF's, irem procurar atendimento no Pronto Atendimento.
A administração municipal, realizou a contratação de dois médicos para complementar as equipes do PSF's Colinas e UBS Central, que começaram a trabalhar em 2023. Por tanto, atualmente, as 9 unidades básicas de saúde, que antes conseguiam realizar aproximadamente 700 consultas/mês, com a contratação destes médicos, ampliou os atendimentos e agora conseguem atender 1.700 consultas a mais do que eram realizadas anteriormente.
O relatório mensal do Pronto Atendimento Municipal, mostra que aproximadamente 60% dos pacientes atendidos ali, sobrecarregando o local que é para atendimentos de urgência e emergência, deveriam estar sendo atendidos nos PSF'S de referência de seu bairro, tendo em vista serem casos leves.
O Pronto Atendimento continua com 2 médicos aos sábados, domingos, segundas-feiras e feriados e está sendo feita a orientação da população, para que em casos leves, procurem os PSF's, pois praticamente todos estão atendendo demanda livre, ou seja, são geralmente atendidos no mesmo dia.
QUAL A IMPORTÂNCIA DOS PACIENTES, EM CASOS LEVES, SEREM ATENDIDOS NOS PSF'S?
Porque serão atendidos sempre pelos mesmos médicos, assim garantindo um acompanhamento e facilitando a medicação, caso necessário e pedindo os exames que o profissional julgar necessário para ser resolvido o caso. E se necessário ainda, poderá haver encaminhamento para um médico especialista, sendo este procedimento todo agendado pelo próprio PSF ou pela Diretoria de Saude.
A escala de apenas um médico no Pronto Atendimento, as terças, quartas, quintas e sextas-feiras, foi para que os pacientes de casos leves, deixem para ser atendidos os casos de urgência e emergência no Pronto Atendendo, sendo sua finalidade.
Assim as unidades, PFS's e Pronto Atendimento, estarão alcançando seus objetivos e todos pacientes de Monte Sião, serão melhores atendidos.
Como estava acontecendo em nossa cidade, consultas sobrando nos PSF's e aproximadamente 60% dos pacientes procurando o Pronto Atendimento e devido, muitas vezes, o local estar atendendo um caso de emergência, com a equipe médica direcionada aquele (a) paciente, ficavam ali parados aguardando, enquanto PSF, estava praticamente vazio.
PRONTO ATENDIMENTO É PARA CASOS DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA
PSF'S SÃO PARA ATENDIMENTO DE QUALQUER QUADRO CLÍNICO LEVE, COM ACOMPANHAMENTO E AGENDAMENTOS, PODENDO SER REALIZADOS ALI MESMO COM AGILIDADE E TRANQUILIDADE.
INFORMATIVO A POPULAÇÃO SOBRE O ATENDIMENTO DA SAÚDE
Monte Sião