Na segunda-feira (20/06), o prefeito municipal José Pocai Jr. acompanhado do Diretor do Diretoria de Obras e Serviços Urbanos Mauro Bueno, estiveram em Belo Horizonte onde participaram de um evento da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), na sede do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais.
A oficina faz parte do Projeto Sanbas e busca capacitar técnicos municipais e elaborar PMSB de cidades com até 50 mil habitantes por meio de pesquisa-ação no campo tecnológico, controle social, comunicação e empoderamento nas políticas públicas de saneamento básico.
Durante o evento, foram oficializadas as entregas de 30 planos municipais que contaram com um investimento de quase R$ 4,5 milhões por parte da fundação. Os documentos servirão como ferramentas e referências para o planejamento das metas de curto, médio e longo prazo na propagação do acesso aos serviços de saneamento à população, abordando, ainda, a extensão das localidades rurais de forma detalhada, assim como as áreas urbanas.
Com a conclusão desta ação, a Funasa apresentou PMSB que contemplam os quatro eixos do saneamento básico: abastecimento de água potável; esgotamento sanitário; manejo de resíduos sólidos e drenagem e manejo das águas pluviais urbanas. Desta forma, a instituição contribui para melhoria da qualidade de vida de milhares de mineiros e dissemina projetos exitosos nas soluções de saneamento e boas práticas de serviços e gestão, destacando a importância da efetiva participação dos gestores, dos servidores e da população em geral na implementação dos Planos Municipais de Saneamento Básico.
Além da cerimônia de entrega dos PMSB, o Projeto Sanbas também contemplou a elaboração de um dicionário de saneamento básico com 142 verbetes; um caderno ilustrado contendo nove soluções gráficas em formato pôster - com os eixos: aspectos econômicos e financeiros do saneamento básico; comunicação e territorialização no PMSB; leitura demográfica do território; abastecimento de água; esgotamento sanitário; manejo de resíduos sólidos; manejo de águas pluviais; gestão do saneamento; territorialização em saúde -; e um caderno contendo 10 notas técnicas.
Monte Sião