Na segunda-feira (23/05), aconteceu na Prefeitura Municipal, uma reunião com os representantes da empresa Viação Rápido Fênix, o Prefeito José Pocai Júnior, os vereadores Ricardo Paquito, Gedielson Maciel, Décio Fred, Platini dos Santos Pereira, o assessor Rodrigo Redigolo e o Chefe de Governo Benedito Simões, com o objetivo de se entender sobre a retirada da linha, no período da tarde, do trecho de Monte Sião/Mococa e para que fosse realizado um estudo para urgente retirada desta linha.
A empresa informou que os valores da passagem desta linha nunca tiveram reajuste, sendo que no ano de 2018, houve readequações sugeridas pela empresa devido, à licitação realizada no ano de 2016, informar a empresa vencedora do certame, que o fluxo de passageiros seria de 31mil/mês para uma quilometragem mensal percorrida de 20.859 km/mês, com cinco veículos, sendo três operacionais e dois reservas.
Após um ano e meio atuando na cidade, ficou constatado pela empresa, que as informações não eram verdadeiras e o fluxo correto de passageiros que utilizavam a linha era de 10.062 mês, 1/3 à menos do que apresentado na planilha, ficando insustentável manter todas as linhas e devido a isso, a empresa entrou com um processo Judiação contra o município, solicitando readequações nas tarifas a qual está em tramitação na Justiça até os dias atuais.
Com o passar dos anos, e, a situação atual com o aumento gradativo do diesel, a empresa há cerda de duas semanas, retirou uma linha do trecho Mococa/Monte Sião x Monte Sião/Mococa, o que acabou trazendo muita insatisfação dos moradores que utilizam o ônibus para vir para a cidade e vice-versa, e protocolou na prefeitura no final do mês de abril, um pedido urgente de readequação nos valores da tarifa. A Prefeitura procurou a empresa para um diálogo e por isso foi mantida as outras linhas restantes até que se fosse feita a reunião. No encontro a empresa reafirmou que a situação atual é insustentável e que se não houvesse o diálogo provocado pela prefeitura, haveria a grande possibilidade do fim da linha feita pela empresa Viação Rápido Fênix.
O prefeito e os vereadores durante duas horas debateram medidas que pudessem ser tomadas para que não houvesse a paralisação da linha por completo, além de propor ações para inclusive o retorno da linha que foi retirada, trazendo novamente o conforto aos moradores da região da Mococa. No período da tarde uma nova reunião ocorreu entre o prefeito e os representantes da empresa, juntamente com o setor contábil, para o imediato estudo orçamentário do impacto financeiro ao município de um possível subsídio, com relação a passagem do ônibus, bem como a possibilidade inclusive do aumento de linhas para a cidade.
Monte Sião