A Prefeitura de Monte Sião comunica o início do funcionamento do mamógrafo no Pronto Atendimento de Monte Sião.
As sociedades médicas do Brasil e do mundo recomendam a realização da mamografia a partir dos 40 anos como a forma mais eficiente para a detecção precoce do câncer de mama.
As mulheres devem realizar o exame através de pedido médico e o agendamento deve ser feito em uma unidade de saúde.
Para isso, é preciso apresentar o pedido médico, documentos pessoais, comprovante de residência e cartão do SUS. O agendamento é necessário porque a mamografia não é feita no consultório, já que exige a utilização de equipamentos específicos.
Se a mamografia detectar um câncer, o tratamento também pode ser feito pela gratuitamente rede pública de saúde. Os usuários do SUS têm direito a iniciar os procedimentos em até 60 dias depois do laudo médico – incluindo cirurgia, quimioterapia e radioterapia – e também devem ter acesso gratuito aos medicamentos, exames e internação (se houver necessidade). O resultado da mamografia feita no SUS leva, em média, 21 dias para sair.
A prevenção é, sem dúvidas, a melhor maneira de evitar que o câncer traga problemas sérios à saúde da mulher. Para isso, especialistas recomendam a adoção de hábitos saudáveis. No entanto, nem sempre é possível evitar o aparecimento de nódulos malignos nas mamas, especialmente nos casos em que há histórico familiar. Nesses casos, especialistas são unânimes em dizer que o diagnóstico logo no início aumenta consideravelmente as chances de cura.
O câncer de mama pode se manifestar antes do aparecimento de sintomas, por isso, fazer a mamografia anualmente pode ser determinante para a saúde. Isso porque, com a detecção precoce, é possível iniciar o tratamento o quanto antes, aumentando assim a probabilidade de que a doença seja totalmente extinta. Além disso, quando no início, o câncer pode ser combatido por meio de procedimentos menos invasivos do que a cirurgia de retirada das mamas (mastectomia), por exemplo.
Monte Sião