Monte Sião/MG realiza mais de 1.000 testes para COVID - 19

Realização de Testes COVID - 19

De acordo com levantamento da Prefeitura Municipal, através da Diretoria de Saúde e o Comitê Municipal de Enfrentamento e Combate ao Coronavírus, estes dados são de exames realizados desde o inicio da Pandemia na Rede Municipal de Saúde, no atendimento de Síndromes Gripais e COVID-19, e da Rede Privada de Laboratórios de Análises Clínicas do Município.
Para identificar o Coronavírus foram realizados testes rápidos e PCR SWAB (exame laboratorial), somados totalizam 703 na Rede Pública e 309 na Rede Particular.
Na Rede Pública de Saúde o paciente com sintomas gripais deverá procurar atendimento na Unidade de Saúde mais próxima de sua residência, onde passará por avaliação médica e aplicação do protocolo de COVID-19, e caso necessário será realizada tomografia computadorizada e testagem pelo teste rápido ou exame PCR SWAB.
Na Rede Particular, conforme liberação da ANVISA podem realizar os exames para diagnóstico de contaminação de COVID-19, os seguintes estabelecimentos: Farmácias e Drogarias (teste rápido) e Laboratório de Análises Clínicas (teste rápido e PCR SWAB).
O Comitê Municipal em conjunto com o Corpo Clínico do Município está analisando os dados para verificar a relação entre os aumentos dos casos positivos com o número de testagens realizadas.
Para atender a demanda e diminuir o tempo de resposta do resultado das análises, além dos exames fornecidos pelo Estado de Minas Gerais a Prefeitura de Monte Sião adquiriu testes rápidos e PCR SWAB. Contudo, a Diretoria de Saúde de Monte Sião informa que já solicitou ao Departamento de Compras da Prefeitura mais 450 testes para detecção do Coronavírus.

DIRETORIA MUNICIPAL DE SAÚDE
PREFEITURA DE MONTE SIÃO-MG