ESTRATÉGIA DE ENFRENTAMENTO - CORONAVÍRUS

Como estratégia de enfrentamento ao COVID-19, implantamos o Plano Municipal de Contingência, o Protocolo de Manejo Clínico na Atenção Primária, e Protocolo de Atendimento dos casos suspeitos e confirmados no Pronto Atendimento Municipal.
Todas as Equipes de Saúde (PSFs e UBS) do Município realizam busca ativa de casos suspeitos, com rastreio epidemiológico de contatos domiciliares de casos confirmados.
Disponibilizamos nas Unidades de Saúde teste rápido para detecção de possíveis novos casos de Coronavírus. E há coleta diária de exame laboratorial PCR SWAB no Pronto Atendimento Municipal não somente dos casos graves, mas sim conforme protocolo descrito abaixo:
“Os pacientes com sintomas gripais deverão procurar a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência, onde passará por avaliação médica e aplicação do protocolo de COVID-19 conforme Fluxograma de Manejo Clínico do Paciente.
Caso necessário, o Paciente deverá ser encaminhado ao Pronto Atendimento Municipal com pedido médico para realização dos seguintes exames: tomografia computadorizada e testagem pelo exame laboratorial PCR SWAB.
O Município adquiriu exames laboratoriais (Teste Rápido e PCR SWAB) para detecção do COVID-19, dos quais transcrevemos abaixo o Protocolo Municipal de coleta:
PCR SWAB: Exame Laboratorial para detecção do COVID-19, deve ser coletado no padrão ouro no terceiro-quarto dia de início de sintomas, em casos excepcionais até o décimo dia de início de sintomas.
O fluxo para coleta do PCR SWAB será: Pacientes avaliados nas Unidades de Saúde que se enquadrem no quadro clínico de caso suspeito para Coronavírus, preferencialmente: Pacientes com comorbidades, idosos, contatos próximos de casos positivos, pacientes com algum critério de gravidade, deverão ser encaminhados ao Pronto Atendimento Municipal com a solicitação médica, após contato prévio da Equipe para comunicação da coleta. As coletas ocorrerão diariamente ás 14:00 horas.
A Unidade de Saúde deve preencher a Ficha de Notificação de Investigação de SG Suspeito de Doença pelo Coronavírus para todos os pacientes que realizarem a coleta.
TESTE RÁPIDO: O Teste Rápido para COVID-19 deverá ser coletado de pacientes SINTOMÁTICOS, após o sétimo dia de sintomas (8 dias após inicio), já que ele detecta anticorpos produzidos pelo corpo.
Os resultados positivos serão aceitos para fins epidemiológicos. Entretanto, os resultados negativos, não deverão ser utilizados para descartar os casos suspeitos.
Para fins de investigação, nos casos já positivos os seus contatos domiciliares devem ser testados, para averiguação de possíveis novos casos.
Os Testes Rápidos de COVID-19 serão disponibilizados para realização nos Pacientes em todas as Unidades de Saúde, de acordo com sua área de abrangência.”
Diretoria Municipal de Saúde de Monte Sião/MG.