COVID - 19 - Resultado Total de Testes Realizados

Somando os dados da Rede Pública e Rede Particular de Saúde do Município de Monte Sião-MG, até o presente momento foram testados 1.460 Pacientes para COVID-19.

Haja vista o Protocolo Ministerial e o PLANO DE CONTINGÊNCIA MUNICIPAL DE ENFRENTAMENTO À DOENÇA COVID-19 CORONAVÍRUS, MONTE SIÃO-MG, implantado em Fevereiro e atualizado em Abril de 2020, o Município adquiriu até o momento 800 testes rápidos e 400 exames laboratoriais de PCR SWAB. Deste total já foram utilizados 56% dos Testes Rápidos, ou seja, 640 testes, e 40% dos PCR SWAB, ou seja, 160 testes.

O Ministério da Saúde através do Estado de Minas Gerais, Superintendência Regional de Saúde de Pouso Alegre disponibilizou 340 testes Rápidos para COVID-19, que foram utilizados até o momento 240 testes.

Na Rede Particular, conforme liberação da ANVISA podem realizar os exames para diagnóstico de contaminação de COVID-19, os seguintes estabelecimentos: Farmácias e Drogarias (teste rápido) e Laboratório de Análises Clínicas (teste rápido e PCR SWAB). Na última contagem, fomos informados da realização de 420 testes.

Os pacientes com sintomas gripais deverão procurar a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência, onde passará por avaliação médica e aplicação do protocolo de COVID-19 conforme Fluxograma de Manejo Clínico do Paciente.

Caso necessário, o Paciente deverá ser encaminhado ao Pronto Atendimento Municipal com pedido médico para realização dos seguintes exames: tomografia computadorizada e testagem pelo exame laboratorial PCR SWAB.

Diretoria Municipal de Saúde de Monte Sião.