O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Monte Sião, quinta-feira, 26 de dezembro de 2024 (35) 3465-4600
Atendimento: Seg à Sex, das 09:00 às 16:00
Idioma
Português
English
Español
Francese
Deutsch
Italiano
Notícias por Categoria
O período de coleta será para novos participantes: 13/05 a 24/05
Durante o mês de maio, o projeto gen-t do Brasil realiza, em parceria com a Prefeitura de Monte Sião, exames de sangue gratuitos na população, em um ponto central da cidade.
Moradores da região podem agendar o atendimento pelo site https://gen-t.science/agendamento/
O período de coleta será para novos participantes: 13/05 a 24/05
Retorno dos participantes que entraram em 2023: 20/05 a 07/06
Em seguida, uma amostra de sangue será coletada para a realização de exames laboratoriais e a obtenção do DNA. Após a análise, em até quatro dias, o participante receberá por e-mail e SMS o resultado dos exames.
Os novos participantes, vão receber acompanhamento de saúde pelos próximos cinco anos, além de colaborarem para o desenvolvimento de tratamentos mais eficazes para a população
Como funciona o agendamento e a coleta?
Ao acessar o link de agendamento, o participante seleciona o dia e o horário que deseja realizar a coleta de sangue, fornece seus dados e responde um questionário sobre a sua saúde e os seus hábitos de vida. Ao chegar ao laboratório no dia agendado, um membro da equipe gen-t realizará um exame clínico no voluntário, com medição da pressão arterial, da frequência cardíaca e da temperatura, além da checagem de peso, altura e tamanho da circunferência abdominal.
O paciente poderá realizar diversos exames laboratoriais sem qualquer custo, como hemograma completo, avaliação do colesterol e exames para diabetes, além de aferição da pressão arterial, mapeamento da frequência cardíaca e análise do Índice de Massa Corporal (IMC) e da circunferência abdominal. Esses exames oferecem uma avaliação geral da saúde dos participantes, e são tópicos importantes para identificar fatores de risco e detectar doenças. E o melhor: o resultado dos exames fica pronto em até 96 horas.
Parte do material coletado é direcionado para o projeto "gen-t do Brasil", que está mapeando o DNA de 200 mil brasileiros para construir o maior banco genético da América Latina.
O objetivo é reunir informações sobre ancestralidades indígenas, africanas e europeias a fim de acelerar a medicina de precisão para melhorar a prevenção, o diagnóstico e a criação de tratamentos eficazes de doenças na população brasileira.
Atualmente, 80% do material genético utilizado para pesquisas no mundo vêm de populações brancas e de origem europeia, o que limita o potencial de descobertas e a efetividade de algumas terapias para outras populações. O Brasil tem grande potencial para mudar esse cenário, já que nosso povo é formado pela mistura de diversas etnias.
“As descobertas do projeto podem se traduzir no desenvolvimento de novos medicamentos mais eficazes, mais específicos e mais inteligentes. E o melhor de tudo: este não é um benefício apenas para o indivíduo, é um benefício para todos", conta Lygia V. Pereira, CEO da gen-t e professora titular de Genética Humana na Universidade de São Paulo (USP).
Sobre a gen-t
A empresa nasceu em 2021, a partir do encontro entre cientistas e investidores empenhados em incluir o povo brasileiro na era da Medicina de Precisão e, assim, criar condições para que todos possam se conhecer e exercer plenamente seu potencial transformador. Quem encabeça a biotech é Lygia da Veiga Pereira, doutora em Genética Humana pelo Mount Sinai Graduate School em Nova Iorque, pesquisadora do genoma humano e, por entender a importância de aumentar a diversidade de genomas no mundo, decidiu fundar a gen-t. Também é professora titular de Genética Humana na Universidade de São Paulo.
Fique por dentro dos índices - ver todas
VRM - 2024
R$ 57,03
HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
Seg à Sex, das 09:00 às 16:00
Versão do sistema: 2.0.0 - 20/12/2024
Portal atualizado em: 23/12/2024 18:35:09