Monte Sião, sábado, 04 de maio de 2024 Telefone (35) 3465-4600

DEFESA CIVIL - Quarta-feira, 17 de Abril de 2024

DEFESA CIVIL DE MONTE SIÃO PASSA POR TREINAMENTO COM AERONAVE NÃO TRIPULADA NO COMANDO DE AVIAÇÃO DO ESTADO

O curso seguirá até sexta-feira, dia 19/04.

O Coordenador da Defesa Civil de Monte Sião, Fernando Massaro, está desde à segunda-feira, dia 15/04 na Capital Mineira, passando por um treinamento para às ações de prevenção e de avaliação com o uso de aeronave não tripulada (Drone).

O equipamento foi oferecido pelo Conselho Comunitário de Segurança Pública de Monte Sião que apoia às ações da Defesa Civil, Vigilância em Saúde e Polícia Militar da cidade.

O equipamento está devidamente registrado na ANAC, possuindo prefixo e habilitado para as ações com autorização prévia da ANAC. Agora, o coordenado da Defesa Civil passa por treinamento intensivo no Comando de Aviação do Estado.

O curso seguirá até sexta-feira, dia 19/04.

O drone possibilita a captação de imagens e a sua análise, a fim de fornecer informações que possam orientar o planejamento e a execução de ações e operações de segurança pública ou de Defesa Civil.

Tem como objetivos principais: proporcionar segurança aos policiais, identificar ameaças nos locais de atuação, prover conhecimento sobre a geografia do local de atuação, registrar o flagrante do cometimento de delitos, auxiliar nos cumprimentos de mandados de busca e apreensão/prisão, e assim possibilitar a aplicação da lei, localizar o esconderijo de armas e drogas, monitorar rotas de fuga de suspeitos durante abordagens, prover informações para o Comando e Controle em grandes eventos de Defesa Civil e/ou segurança pública, verificar denúncias oriundas do Disque Denúncia Unificado (DDU), localizar pessoas desaparecidas ou homiziadas, otimizar o emprego do recurso humano em campo e aumentar a visibilidade da presença policial em ações preventivas e em grandes eventos.

Além destas modalidades de atuação as aeronaves remotamente pilotadas RPA/DRONE, são utilizadas no monitoramento preventivo e repressivo em zonas quentes de criminalidade, intervenção direta, coordenação, controle, varredura em matas, florestas e terrenos baldios, crimes ambientais, apoio ao GAECO e MPMG , IBAMA, IEF, Defesa Civil e outros órgãos.

O presidente do CONSEP de Monte Sião Herberto Koch, destaca que o treinamento é fundamental e com as ações do equipamento adquirido no ano de 2017, com recursos oriundos das penas pecuniárias disponíveis pelo Poder Judiciário, várias ações já foram realizadas em Monte Sião a pedido da Polícia Militar e também da Vigilância em Saúde na questão da prevenção da Dengue e agora possibilitará também as ações da Defesa Civil.

O equipamento produz com exatidão e perfeição pontos sensíveis e vulneráveis, contribuindo para o levantamento de dados, produção de imagens de interesse operacional, auxílio na identificação de alternativas de vias de redistribuição de tráfego, dentre outras ações em apoio às equipes em solo.