Monte Sião, domingo, 28 de abril de 2024 Telefone (35) 3465-4600

Educação - Sexta-feira, 06 de Outubro de 2023

MONTE SIÃO TEM DOIS REPRESENTANTES DE PESO NA FINAL DO PROJETO EPTV NA ESCOLA 2023

Veja quem são os finalistas que ocupam a 5ª e 7ª colocação da Escola M. Padre Reinaldo de Monte Sião

Esta semana, a cidade de Monte Sião se destacou no cenário regional, com o resultado final do Projeto EPTV na Escola 2023.

Dois alunos da Escola Municipal Padre Reinaldo foram os finalistas com as suas respectivas redações.

As redações passaram por muitas mãos e foram lidas e analisadas pelas diretorias de ensino, pela banca de jurados e jornalistas da EPTV.

O EPTV na Escola é um concurso de redação que envolve os estudantes do último ano do ensino fundamental das cidades de cobertura geográfica da EPTV Campinas, Ribeirão, Central (São Carlos) e Sul de Minas (Varginha). A cada ano, um tema diferente é escolhido.

No Sul de Minas, 5 alunos podem ser classificados por município e ganham um dia de visita à sede da EPTV em sua região. No final, são selecionados os dez melhores trabalhos da região, cujos autores recebem prêmios e têm a oportunidade de produzir uma série de reportagens com base nos textos de suas redações.

O objetivo do projeto é promover a interatividade entre os alunos e um veículo de comunicação, permitir que os participantes conheçam o processo de produção de um telejornal e que utilizem a programação da EPTV como recurso educacional. Além disso, o foco é desenvolver a integração entre as escolas e, através da escolha do tema da redação, propiciar aos alunos o contato com a pesquisa e a aquisição de conhecimento.

Deste a criação do Projeto, 1 milhão e 840 mil alunos já fizeram a redação e, destes, 130 mil visitaram as nossas emissoras e 210 alunos foram premiados.

Na 24ª edição do projeto, os alunos do 9º ano deviam dissertar sobre o tema “Somos a natureza! Por que precisamos restabelecer nossa relação com ela?”.

O debate trazido pelo tema promete envolver toda a sociedade. Considerada uma ameaça global pela Organização das Nações Unidas (ONU) as mudanças climáticas e seus impactos apontam a urgência para a inclusão das questões ambientais como algo da vida diária.

Na área dos 126 municípios inscritos, na região de cobertura da EPTV Sul de Minas, foram 40 selecionados para a semifinal dos 15.615 textos inscritos desde a largada do projeto este ano.

No dia 3 de outubro, a comissão divulgou a lista dos textos dos 10 finalistas de toda região de cobertura da emissora em Varginha.

Dois alunos da Escola Municipal Padre Reinaldo se classificaram na 5ª e 7ª colocação.

5º lugar

Aluno: Enzo Faraco dos Santos

Escola: Escola Municipal Padre Reinaldo

Professora: Luciana Scachetti Avancini

Redação: "Minha herança natural"

7º lugar

Aluna: Jesuely Vitória dos Santos Nicolau

Escola: Escola Municipal Padre Reinaldo

Professor: Marcelo de Lima Coutinho

Redação: "O Semeador"

No dia 9 de novembro, os vencedores devem participar de uma solenidade de encerramento e entrega dos prêmios aos finalistas, à escola do aluno primeiro colocado e aos professores orientadores dos alunos que chegaram à final.