Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Libras
Atalhos
Acesso à informação
Acesso à informação
Libras
Mapa do Site

Monte Sião, quarta-feira, 22 de janeiro de 2025 Telefone (35) 3465-4600 /

Atendimento Atendimento: Seg à Sex, das 09:00 às 16:00   

Idioma

Português

English

Español

Francese

Deutsch

Italiano

DEFESA CIVIL - Quarta-feira, 26 de Julho de 2023

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Palestra sobre primeiros socorros para monitor escolar e auxiliar infantil, foi realizada pelo Corpo de Bombeiros de Minas Gerais em Monte Sião

A ação foi promovida pela Defesa Civil e Diretoria de Educação, na terça-feira (25/07), na Câmara Municipal.


Palestra sobre primeiros socorros para monitor escolar e auxiliar infantil, foi realizada pelo Corpo de Bombeiros de Minas Gerais em Monte Sião

Na manhã da terça-feira, dia 25/07, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais realizou na Câmara Municipal uma palestra sobre noções básicas de primeiros socorros.

A ação foi promovida pela Defesa Civil de Monte Sião, juntamente com a Diretoria de Educação.

A palestra de capacitação teve como objetivo fornecer conhecimentos essenciais em Primeiros Socorros para os profissionais que atuam diretamente com crianças no âmbito educacional, possibilitando que eles estejam preparados para agir em situações de emergência e garantir uma resposta rápida e eficiente em casos de acidentes ou incidentes.

A Diretora Municipal de Educação e Esportes da Prefeitura Municipal de Monte Sião, Michele Basaglia, destacou a importância da iniciativa em fortalecer o conhecimento e a preparação dos servidores.

Os palestrantes responsáveis por conduzir o evento foram o 3° Sgt Thiago Vinicius de Oliveira e o Cabo Gláucio Aurélio Adami, ambos do Corpo de Bombeiros de Pouso Alegre.

Com vasta experiência e conhecimento na área de atendimento emergencial, eles compartilharam orientações valiosas e técnicas atualizadas de primeiros socorros, proporcionando uma abordagem prática e enriquecedora para os participantes.

Casos de primeiros socorros na escola e como agir

Reforçamos que acidentes estão entre as principais causas de mortes entre crianças de 01 a 14 anos. Dentre eles se destacam trânsito, sufocamento, engasgo e a parada cardiorrespiratória decorrente desses dois últimos. Como dissemos, aprender noções básicas de primeiros socorros nas escolas para esses e outros casos, além de ser obrigatório por lei.

Abaixo detalhamos orientações de primeiros socorros nas escolas nos casos mais comuns segundo a pesquisa da ONG Criança Segura. Confira:

 

Primeiros socorros em caso de sufocamento

Infelizmente é bastante comum que crianças, principalmente as mais novas, coloquem objetos e brinquedos pequenos na boca, o que pode causar sufocamento. Fora objetos, alimentos pouco mastigados também podem causar a obstrução e asfixia.

Em caso de asfixia em crianças é importante examinar a cavidade nasal da vítima, buscando identificar o objeto que está obstruindo e concluir se é possível puxá-lo com o dedo, ou com a pinça, de maneira segura. É necessário bastante cuidado para não introduzi-lo ainda mais.

Caso o professor ou funcionário entenda que é possível retirar o objeto ele precisará fazer isso usando os dedos como pinça. Uma boa opção também é incentivar a criança a tossir, isso pode ajudar na retirada do objeto.

Mas se isso não for possível, ou muito arriscado, será necessário realizar uma manobra para acabar com a obstrução. Abaixo, orientamos como fazer isso com crianças maiores:

– Abrace a criança por trás, colocando seus braços por baixo das axilas da vítima.

– Suas mãos devem estar posicionadas na região abdominal da criança, na linha do umbigo. O ideal é que elas estejam bem firmes, uma mão segurando no punho da outra.

– Faça movimentos fortes e repetitivos até que a criança cuspir o que estiver obstruindo a passagem de ar. 

É importante reforçar também o que não fazer, como levantar os braços da crianças e levar sua cabeça para trás. Isso pode fazer com que a obstrução seja intensificada e o objeto desça mais na garganta da vítima.

 

Risco iminente de parada cardiorrespiratória

A insuficiência de oxigenação pode ter consequências muito graves, pois o quadro pode evoluir rapidamente para uma parada cardíaca. Nas crianças e bebês, esse risco é ainda maior e o tempo mais curto devido ao fato de o organismo estar acostumado com a oxigenação mais rápida devido aos batimentos cardíacos mais acelerados por natureza. Então é muito importante proceder com essas ações de desengasgo rapidamente. Se o quadro não for revertido rapidamente, provavelmente vai evoluir, e então será necessário também realizar as manobras de RCP (ressuscitação cardiopulmonar) juntamente com o uso do Desfibrilador Externo Automático, que são as ações para socorrer vítimas de parada cardiorrespiratória. A cada minuto em parada, uma pessoa pode perder até 10% da sua capacidade vital. O cérebro também sofre com a falta de oxigenação e, quanto mais tempo exposto a esse fator, mais chances de apresentar danos cerebrais.

 

Primeiros socorros em caso de sangramento nasal

Seja com doenças infecciosas, tempo seco ou mesmo acidente, é comum que ocorram sangramento nasal em crianças.

Quando isso acontece é importante que o professor ou funcionário acalme a criança, a sente em posição ereta com uma leve inclinação para a frente. Em seguida pressione por 5 a 10 minutos a narina que está com sangramento.

Se persistir aplique compressa de gelo na base do nariz e, caso isso também não resolva, leve o aluno a um pronto-socorro.

 

Primeiros socorros em caso de Convulsões

Existem várias causas para as convulsões e quando elas ocorrem é preciso agir rápido para ajudar a criança.

Primeiro de tudo é preciso retirar objetivos perto da criança, dando espaço a ela e evitando que, nos movimentos desnorteados ela esbarre em algo e se machuque. Busque também, com cuidado, colocá-la deitada de costas.

Depois introduza um pedaço de pano entre os dentes da vítima para evitar que ela morda a língua. E incline um pouco seu queixo para facilitar sua respiração. Se ela estiver babando incline seu rosto para o lado de modo que ela não engasgue com a própria saliva. 

Confira as roupas, ou se existe acessórios que possam estar prendendo seu corpo.

É importante entender que normalmente as crises convulsivas ocorrem em pouco tempo, e que não é recomendado de modo algum que se segure a pessoa ou dê tapas em seu rosto buscando reanimá-la. Geralmente convulsões não são graves, mas é sempre importante tentar entender suas causas, então, levar a criança para um pronto socorro é necessário.

828 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ACOMPANHE-NOS

UNIDADES FISCAIS

Fique por dentro dos índices - ver todas

VRM - 2025

R$ 59,75

HORÁRIO DE ATENDIMENTO:

Seg à Sex, das 09:00 às 16:00   

CNPJ: 22.646.525/0001-31Razão Social: Prefeitura Municipal de Monte SiãoNome Fantasia: PREFEITURA MUNICIPAL DE MONTE SIÃO

SIGA NAS REDES SOCIAIS

FacebookInstagram

CONTATO

Rua Maurício Zucato, 111
Centro
Monte Sião - MG
CEP: 37580-000
Telefone: (35) 3465-4600 /
E-mail: comunicacao@montesiao.mg.gov.br

Ver Localização

Versão do sistema: 2.0.0 - 17/01/2025

Portal atualizado em: 21/01/2025 18:42:03

Prefeitura Municipal de Monte Sião - MG.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Políticas de cookies e Termos e condições gerais de uso.