.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

Seg à Sex, das 09:00 às 16:00   

Assistência Social - Quinta-feira, 18 de Maio de 2023

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é lembrado em Monte Sião

Passeata, exposição e apresentação musical foram o destaque das ações.


Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é lembrado em Monte Sião

Na data do dia 18 de maio, Monte Sião se mobilizou para o Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, data que estimula a reflexão sobre o papel da sociedade civil no combate a esse tipo de crime.

 

O Departamento Municipal de Assistência Social (DEMPAS), CRAS, CREAS e o Conselho Tutelar, realizaram uma programação especial que mobilizou todas as escolas municiais da cidade e deram o destaque a campanha de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.

 

Além da conscientização, uma das formas mais eficazes de combater abusos e explorações é a denúncia, que pode ser feita por meio do Disque 100, um canal da Secretaria Nacional de Direitos Humanos (SDH) que funciona 24 horas por dia. A ligação é gratuita e a identidade do denunciante é mantida em sigilo. As denúncias recebidas são analisadas e encaminhadas aos órgãos responsáveis.

 

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, reforça a necessidade de seguir no combate contra todos os tipos de violência contra crianças e adolescentes. No Brasil, a cada dia, 80 crianças e adolescentes sofrem algum tipo de violência sexual -- física e/ou psíquica, segundo o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC).

 

Em Monte Sião, às 14 horas, uma passeata aconteceu com alunos da rede de ensino da cidade, que saíram da quadra da Escola Municipal Dom Otávio, no centro da cidade e se dirigiram para a Praça Prefeito Mário Zucato, local em que todos foram acolhidos e uma exposição de trabalhos artísticos dos alunos foi apresentada.

 

O Delegado de Polícia Dr. Lucas Provenzano e a Diretora do Departamento de Assistência Social falaram sobre a data e as ações no combate a este crime.   

 

No Distrito Federal, pelo "Disque 100", de janeiro a abril chegaram ao ministério registros de 17,5 mil violações que envolvem abuso, estupro, exploração sexual, assédio sexual e abuso sexual psíquico.

 

Ainda no Distrito Federal, nos quatro primeiros meses de 2022, foram 6,4 mil denúncias e 10,4 mil violações sexuais contra crianças e adolescentes.

 

Se comparadas com o mesmo período de 2023, as violações representam um acréscimo de 68%.

 

Os dados mostram também que o lugar onde ocorre o maior número de violações é a casa da vítima ou de familiares, ou da vítima e do suspeito, com mais de 5,9 mil denúncias e 10,7 mil violações.

 

 

Facebook Twitter WhatsApp Imprimir

693 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.

Unidades Fiscais

.
VRM - 2024

R$ 57,03

.
.

Prefeitura Municipal de Monte Sião - MG.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.