Monte Sião, quarta-feira, 01 de maio de 2024 Telefone (35) 3465-4600

Administração - Sexta-feira, 05 de Abril de 2024

DIRETORA EXECUTIVA DA CONCESSIONÁRIA EPR SUL DE MINAS PRESTA INFORMAÇÕES SOBRE O SISTEMA DE PEDÁGIO FREE FLOW EM MONTE SIÃO.

O prefeito fez suas considerações com relação ao pedágio, colheu informações referentes a tarifa cobrada e ponderou com relação à sinalização e melhorias da estrada.

O Prefeito de Monte Sião José Pocai Júnior, recebeu em seu gabinete na tarde da quinta-feira 04/04, a Diretora Executiva da Concessionária EPR Sul de Minas Erika Kawatake e sua assessora de comunicação Luiza Gabriele, a qual prestaram informações ao prefeito, com relação ao funcionamento do sistema de cobrança free flow, que está instalado na rodovia MG 459. Esteve presente na reunião, o chefe de sessão de publicidade e propaganda da Prefeitura Flávio Maia.

A estrutura do sistema free flow de pedágio e sem cancela é um pórtico que recebe a instalação de câmeras e sensores que fazem a leitura da placa ou etiqueta eletrônica (tag) dos veículos. Os sensores localizados nas estruturas do pórtico do free flow são capazes de identificar a altura, largura e comprimento, além da quantidade de eixos rodantes e suspensos e funcionam até mesmo em situações de baixa visibilidade e acostamento. Vale ressaltar que, independentemente do trajeto, respeitar o limite de velocidade indicado na sinalização de trânsito existente na rodovia é crucial para evitar acidentes”, acrescentou a diretora.

Para facilitar o pagamento da tarifa do pedágio, a recomendação é que os veículos estejam com a etiqueta eletrônica de cobrança (tag) previamente instalada no para-brisa, para que o valor seja faturado automaticamente. Empresas como Sem Parar, ConectCar, Veloe, Move Mais e Taggy, assim como instituições as financeiras – os bancos, disponibilizam este serviço por meio dos seus sites e aplicativos.

Quem usar as tags ou etiquetas eletrônicas ainda terão descontos expressivos na tarifa para os condutores de veículos leves que pode chegar em uma redução de até 72% no valor.

O DUF (Desconto de Usuário Frequente) é disponibilizado pela EPR Sul de Minas e funciona da seguinte forma: a partir da segunda passagem pelo mesmo sentido, dentro do mesmo mês, já se iniciam descontos progressivos que vão até a 30ª passagem. A partir da 30ª passagem, dentro do mesmo mês, o valor da tarifa cobrada permanece com o desconto máximo.

Já o condutor que não tiver a tag terá outras alternativas para fazer o pagamento do valor do pedágio em até 15 dias depois da passagem pelo pórtico. No formato digital, será possível efetuar o pagamento por meio do site da EPR Sul de Minas www.eprsuldeminas.com.br/freeflow.

No modo presencial, o motorista poderá realizar o pagamento no totem EPR localizado no Posto Petro Center – no km 19,8 da MG-459, em Monte Sião, ou no totem localizado na Base de Serviço Operacional (BSO) da concessionária localizada no km 53 da MG-290, em Ouro Fino, totem EPR localizado no Posto Canelão – km 78,5 da MG-290 e em Ouro Fino e em qualquer uma das demais sete praças de pedágio EPR.

Caso o débito da passagem não seja quitado em até 15 dias após a passagem pelo free flow, o ato será caracterizado como evasão de pedágio e o proprietário do veículo receberá multa, que acarreta pagamento de R$ 195,23 ao Governo do Estado, além de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

O sistema neste momento ainda não está em funcionamento e a EPR informará, nos próximos dias, a data de início. Até lá, a EPR Sul de Minas seguirá realizando campanhas informativas junto à população, esclarecendo as dúvidas sobre o novo sistema free flow, seus benefícios e as formas de pagamento que estarão disponíveis.

O prefeito realizou pedidos de melhorias na sinalização em trechos da MG 459, como, por exemplo:

Instalação de redutor de velocidade no portal do município, altura do km 31, divisa com o Estado de São Paulo;

Instalação de placas e lombada na região de cruzamento de veículos para acesso ao bairro Jd. América;

Melhoria da sinalização e lombada na região do trevo de acesso ao bairro Colinas e melhoria na sinalização na região do acesso, sem trevo, para a estrada de terra que liga ao bairro Jardim América 3, próximo ao bairro Por do Sol.

Há alguns meses, a Prefeitura realizou e já teve a liberação do pedagio, todos os veículos da saúde que realizam o transporte de pacientes para consultas e exames em outras cidades da região.